Operação Pecunia Non Olet

PF investiga desembargador suspeito de corrupção no TJ de Alagoas

Operação autorizada pelo STJ investiga Celyrio Adamastor e empresa de educação

acessibilidade:
Desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas, Celyrio Adamastor Tenório Accioly. Foto: Caio Loureiro/Dicom TJAL

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (04) a Operação Pecunia Non Olet para combater crimes de corrupção praticados por membros do Poder Judiciário do Estado de Alagoas. O desembargador Celyrio Adamastor Tenório Accioly é suspeitos de integrar o esquema e é um dos alvos dos 15 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que estão sendo cumpridos nos estados de Alagoas e no Paraná.

A PF afirma que investiga agentes públicos e advogados que intermediaram o retardamento de julgamento e proferimento de decisões favoráveis no interesse de uma empresa do ramo da Educação, tendo como contrapartida pagamentos de gastos de um magistrado.

Se comprovada a participação, os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, além de advocacia administrativa, situação em que agentes públicos promovem interesses ilegítimos, solicitando retardamento, ação ou omissão de atos de ofício, em contrariedade aos preceitos e princípios legais.

O nome da Operação Pecunia Non Olet significa, em latim, “dinheiro não tem cheiro”.

Outro lado

O Diário do Poder fez contato com assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), buscando o posicionamento do desembargador investigado. E ouviu como resposta que ainda não há posição do desembargador sobre a operação.

O vice-presidente no exercício da Presidência do TJAL, desembargador José Carlos Malta Marques, publicou a seguinte nota sobre a operação:

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) recebeu, nesta quinta-feira (4), comissão de delegados da Polícia Federal (PF) que cumpriam mandados de busca e apreensão relacionados a inquérito que tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Como parte do sistema de Justiça, a Corte estadual colaborou com a missão dos agentes públicos e viabilizou o acesso aos locais, aos setores e aos documentos necessários à apuração de todas as informações solicitadas. 

Reportar Erro