operação reciclagem

PF investiga crimes contra a Administração Pública em Rondônia

A ação expediu 4 mandados de prisão em desfavor de 3 prefeitos do estado e um ex-deputado

acessibilidade:
A Polícia Federal deflagra operação contra corrupção e fraude em licitações em prefeitura do Rio Grande do Norte. Foto: Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (25), a Operação Reciclagem para apurar crimes contra a Administração Pública em Rondônia. A ação conta com o apoio do Ministério Público do Estado de Rondônia pela Procuradoria-Geral de Justiça.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva. Foram presos três prefeitos do estado e um ex-deputado estadual que atualmente não ocupa nenhum cargo público. Além das prisões, o Tribunal de Justiça de Rondônia determinou o bloqueio de ativos que ultrapassam R$ 1,5 milhões dos alvos.

As investigações começaram no último dezembro e contaram com a colaboração de empresário que sob coação para o recebimento de dívidas pela prestação de serviço ao poder público, delatou o esquema às autoridades policiais. A partir desta delação, a ação obteve provas, inclusive filmagens, que comprovam o recebimento de voluptuoso montante de reais em dinheiro vivo pelos envolvidos no crime.

Para dar cumprimento aos mandados expedidos pela Justiça, 22 equipes com mais de 70 policiais federais foram deslocados aos municípios de Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e São Francisco do Guaporé, em Rondônia.

A Operação recebeu o nome de Reciclagem em referência ao ramo de atividade da empresa envolvida no esquema que deu origem aos valores recebidos indevidamente pelos agentes públicos.

 

 

Reportar Erro