Operação Contrassenso

Secretaria de Educação de Petrolina é alvo de buscas pela PF por desvio de verba

Verba do Fundeb, paga pela União, estava sendo desviada por grupo há cinco anos

acessibilidade:
Secretaria de Educação vinculada à Prefeitura de Petrolina é alvo de operação da PF por desvios de verba da União. Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), ação para investigar o desvio de verba do fundo educacional em contratos realizados pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Petrolina, em Pernambuco. Os crimes ocorreram na aquisição de kits escolares nos últimos cinco anos.

São cumpridos 33 mandados de busca e apreensão nas sedes de órgãos vinculados à prefeitura da cidade pernambucana, na região metropolitana da capital Recife e em Minas Gerais. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Petrolina.

Segundo as investigações, o esquema criminoso ocorria por meio do pagamento de propina entre empresários e servidores públicos ligados à contratação. Foram constatadas transações bancárias que comprovam o envolvimento das partes suspeitas.

Os recursos desviados entre 2015 e 2020 eram oriundos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), pagos pela União aos estados e municípios.

Em colaboração, a Controladoria-Geral da União (CGU) desvendou que o grupo empresarial envolvido utilizava empresas de fachada registradas em nome de laranjas para burlar o processo licitatório.

Os suspeitos são investigados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, fraude em licitação, falsidade ideológica e organização criminosa.

 

 

Reportar Erro