Operação Amphis

PF desmantela esquema de lavagem de dinheiro operado por doleiros

Com a utilização de empresas fantasmas, o grupo movimentou mais de R$ 200 milhões somente no Brasil

acessibilidade:
Mala preta com emblema da Polícia Federal
Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (9), uma ação para investigar um esquema de lavagem de dinheiro e evasão de divisas coordenado por doleiros. A Operação Amphis ocorre em cinco estados, mas os alvos investigados são da capital cearense, Recife.

São cumpridos 13 mandados de busca e apreensão nos municípios: de Recife e Jaboatão dos Guararapes, no Recife; Goiânia, Goiás; na capital paulista; e Rio de Janeiro, capital. Cerca de 60 agentes federais dão cumprimento às ordens expedidas pela Justiça Federal de Recife, que incluem o sequestro de imóveis e veículos e o bloqueio de contas dos investigados e de empresas fantasmas.

Segundo a investigação, iniciada em 2014, a organização criminosa transnacional atua na evasão de divisas, lavagem de dinheiro, falsidade documental e manutenção de instituição financeira clandestina movimentou mais de R$ 200 milhões somente no Brasil, nos últimos 10 anos.

O grupo foi consolidado em Recife, mas tem atuação em diversas capitais do país e também opera ações criminosas no estado da Flórida, nos Estados Unidos. Caso seja confirmada a autoria dos crimes, os investigados podem ser condenados a até 29 anos de prisão.

 

 

Reportar Erro