operação mercado pacificado

PF desarticula cartel de empresas de coleta de resíduos hospitalares

Segundo investigações, o grupo atuava no DF e em outros oito estados

acessibilidade:
Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta segunda-feira (13), ação para investigar fraudes no processo licitatório de empresas de coleta de resíduos hospitalares.

São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e nos estados de São Paulo, Bahia, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

A Operação Mercado Pacificado é conduzida em conjunto com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e o Ministério Público Federal (MPF). Para cumprir as ordens judiciais, a operação contou com atuação de 75 policiais federais e 57 servidores do Cade.

De acordo com as investigações, um grupo de empresas formou um cartel para impedir que concorrentes ganhassem os processos de licitação. As integrantes repartiam os contratos com o poder público.

O cartel atuava na capital federal e na Bahia, Minas Gerais, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. Segundo a PF, os estados do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina também podem ter sido afetados pelo grupo.

Os suspeitos podem responder pelos crimes de associação criminosa e crimes contra a ordem tributária, no decorrer das investigações a lista de delitos pode aumentar.

 

 

Reportar Erro