operação tokens

PF deflagra operação que apura fraudes no uso de dados de servidores do Ibama

Investigados alteraram sistema de dados para desembargar propriedades rurais em áreas de preservação da Amazônia Legal

acessibilidade:
Polícia. Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta terça-feira (15), a Operação Tokens que apura ações de estelionatários que utilizavam dados de servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo a investigação, os suspeitos utilizavam certificados digitais fraudados (tokens) para ter acesso aos dados de fiscais e gestores do órgão e alterar informações no sistema. O objetivo do grupo era beneficiar grandes proprietários rurais e agropecuaristas com terras embargadas no Pará e Mato Grosso.

A PF descobriu 122 desembargos irregulares em favorecimento de 54 pessoas, o que gerou um prejuízo de mais R$ 150 milhões que deixaram de ser recolhidos em multas pelo descumprimento do impedimento em áreas ambientais sensíveis da Amazônia Legal.

Ação

Foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão, em empresas e residências de pessoas que foram beneficiadas com as fraudes, além de 5 prisões de falsificadores e estelionatários membros da associação criminosa. As ordens judiciais foram expedidas pela Justiça Federal do Distrito Federal e cumpridas em 29 municípios de 9 estados (Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Distrito Federal).

Áreas das propriedades desembargadas pelo grupo criminoso

A operação foi iniciada por meio de um inquérito policial, assim que o Ibama detectou fraudes ocorridas contra funcionários do órgão com o uso de tokens expedidos indevidamente pelos falsificadores. O órgão ambiental e a PF atuaram juntos no levantamento de beneficiários e possível envolvimento de servidores públicos.

A PF identificou a participação de uma quadrilha já investigada em Goiás envolvida em diversas fraudes ocorridas em todo o território nacional.  Os principais beneficiados são propriedades rurais localizadas nos estados do Pará e do Mato Grosso. Essas fazendas têm como sócios pessoas físicas e jurídicas de diversos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Os suspeitos são investigados por crimes contra o meio ambiente, estelionato, uso de documentos falsos, alteração de sistema de dados, descumprimento de ordens de embargos, além de prevaricação e corrupção. A pena para os delitos varia de 2 a 12 anos de prisão e multa. (Com informações da PF)

 

Reportar Erro