operação parasitas

PF deflagra operação para apurar fraudes no auxílio emergencial em São Paulo

Grupo criminoso era especializado em desviar dinheiro de programas sociais

acessibilidade:
A Polícia Federal deflagra operação contra corrupção e fraude em licitações em prefeitura do Rio Grande do Norte. Foto: Agência Brasil

Na manhã desta terça-feira (8), a Polícia Federal cumpre cinco mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva no estado de São Paulo. A ação de hoje faz parte da Operação Parasitas, que investiga fraudes no recebimento do auxílio emergencial.

Segundo a investigação, o grupo teria desviado ao menos 45 auxílios. Eles atuam há cerca de quatro anos em esquemas que burlam o recebimento de benefícios em programas sociais, como o Bolsa Família e o Seguro Desemprego.

A PF apurou que agentes públicos colaboravam com a ação criminosa, alterando dados dos inscritos nestes programas, sobretudo o endereço. Com a ajuda de um carteiro cooptado pelo grupo, os criminosos recebiam os cartões das vítimas e passavam a operar o dinheiro recebido na conta da Caixa.

Os envolvidos responderão por furto qualificado e associação criminosa, que juntos podem render pena de até 11 anos de reclusão.

Reportar Erro