Contaminação por mercúrio

PF deflagra Operação Minamata para combater garimpo ilegal no Amazonas

PF investiga possível contaminação da bacia hidrográfica e da fauna da região

acessibilidade:

A Polícia Federal iniciou na última quinta-feira (17) as ações da Operação Minamata, com objetivo de reprimir a prática ilegal de garimpo no Rio Boia e afluentes, no município de Jutaí (AM). A operação teve duração de três dias e foi encerrada ontem (20).

Participaram das ações 32 policiais federais, incluindo integrantes dos grupos táticos e especializados da PF, inclusive com a utilização de aeronave da Instituição.

As investigações foram realizadas com o auxílio de um sistema de monitoramento remoto que possibilita o acesso a imagens e alertas diários de detecção de mudanças ambientais, com acompanhamento por satélite, o que permitiu a rápida localização do garimpo ilegal. A celeridade na disponibilização das imagens permitida por esse sistema demonstra-se fundamental para o efetivo combate aos crimes ambientais no País.

As investigações da PF apontam fortes indícios no sentido de que a bacia hidrográfica e a fauna da região foram atingidas por mercúrio, metal líquido utilizado no processo da extração do ouro. O mercúrio é profundamente danoso à saúde humana e a sua ingestão pode levar à morte.

Nas ações foram desativadas quatro dragas e três balsas, onde havia cerca de 50 mil litros de diesel e de gasolina e que eram utilizadas como centro logístico para a distribuição de combustível. Também foram apreendidos objetos e documentos, que serão analisados pela PF na apuração  das responsabilidades pelos crimes ambientais, especialmente  decorrentes das atividades de garimpo ilegal.

Além disso, foram coletadas amostras de água e de material biológico humano, que permitirão  mensurar a contaminação nos recursos ambientais e nos habitantes da região.

A operação Minamata está no contexto de um esforço integrado de várias instituições para o planejamento e  execução de trabalhos investigativos e ostensivos policiais voltados à proteção e preservação da Amazônia e dos demais biomas, bem como das Terras Indígenas (TI).

O nome da operação remete ao evento em que ocorreu a intoxicação, pelo consumo de peixes contaminados pelo mercúrio, de centenas de pessoas na cidade de Minamata na costa do Japão. Naquela situação, o mercúrio era utilizado como um catalizador químico na produção de fertilizantes. (Com informações da Comunicação Social da PF no Amazonas)

Reportar Erro