Crime ambiental

PF deflagra operação contra extração ilegal de madeira em terras indígenas

Entre os presos estão madereiros e indígenas

acessibilidade:
Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (4) uma operação para combater organização criminosa que atuava na extração ilegal de aroeira na região da Terra Indígena Sararé, no município de Conquista D’Oeste, Mato Grosso. O local fica cerca de 538 km da capital Cuiabá.

A investigação apontou a participação de lideranças indígenas na estrutura da organização. De acordo com a PF, os índios envolvidos permitiam a exploração da reserva em troca de pagamentos periódicos ou outros benefícios.

Cerca de 65 agentes cumprem 25 ordens judiciais, entre eles, 12 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão nas cidades de Nova Lacerda/MT e Conquista D’Oeste/MT. A ação inclui a prisão de indígenas e madeireiros.

“Os presos estão sendo conduzidos para a Delegacia de Polícia Federal em Cáceres onde serão ouvidos e encaminhados à cadeia local permanecendo à disposição da Justiça”, informou em nota a assessoria da PF.

Policiais também apreenderam uma propriedade rural de grande extensão apontada como receptora da madeira da reserva indígena.

O foco da exploração ambiental investigada na operação foi a extração da aroeira, espécie que tem o corte proibido em floresta primária desde 1991 por uma portaria normativa expedida pelo  IBAMA.

A investigação teve início em 2017, a partir de uma prisão em flagrante durante fiscalização de terra indígena para coibir a prática de crimes ambientais no interior das reservas.

No período da investigação foram apreendidas mais de 1200 lascas de aroeira avaliadas em mais de 50 mil reais. “A operação visa também identificar outras pessoas responsáveis pela aquisição da aroeira, as quais serão indiciadas pelo crime ambiental e pela organização criminosa, bem como os imóveis serão apreendidos para ressarcimento ambiental”, acrescentou a PF. (ABr)

Reportar Erro