Operação Candidus

PF combate superfaturamento em obras de rodovias federais no Amapá

Há indícios de uso de madeira ilegal em obras contratadas pelo DNIT com dinheiro público

acessibilidade:
Operação Candidus fez buscas na sede do DNIT no Macapá. Foto: Ascom PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (10), em Macapá (AP), a Operação Candidus, com o objetivo de ter acesso a contratos firmados entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e algumas empresas, para apurar suspeitas de superfaturamento em obras de manutenção de rodovias que cortam o Estado do Amapá.

Policiais federais cumpriram um mandado de busca e apreensão na sede do DNIT, na capital amapaense. O acesso aos contratos é considerado necessário para que investigadores façam uma análise detalhada, sobre constatações prévias de inconsistências na aquisição de matérias primas. Além disso, os valores pagos pelo órgão público à iniciativa privada estariam em desacordo com os praticados no mercado.

Recaem, ainda, suspeita de que crimes ambientais poderiam estar acontecendo na execução das obras públicas, com uso de madeira ilegal nas obras.

Os envolvidos podem responder, a princípio, pelos crimes de falsidade ideológica e fraude em licitação ou contrato. As penas somadas podem chegar a 13 anos de reclusão, além do pagamento de multa. (Com informações da Comunicação Social da Polícia Federal no Amapá)

Reportar Erro