Operação Em Passant

PF combate fraude previdenciária de meio milhão, no Tocantins e Pará

Foram identificados suspeitos de fraudar pelo menos quatro benefícios

acessibilidade:
Sede da Policia Federal em Brasilia. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (29) a Operação En Passant, tendo como objetivo identificar e desarticular grupo criminoso suspeito de cometer fraudes na concessão de aposentadorias no Tocantins e Pará. Foram identificados pelo menos quatro benefícios fraudados que, entre atrasados e parcelas recebidas indevidamente, podem ter gerado um prejuízo em torno de R$ 500 mil ao INSS.

Aproximadamente 15 Policiais Federais cumprem seis mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva e cinco mandados de busca e apreensão, expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas (TO), todos cumpridos no município de Redenção (PA).

Durante as investigações a Polícia Federal identificou o envolvimento de servidor do INSS que concedia aposentadorias a terceiros de forma irregular, mediante recebimento de propina nos municípios de Palmas (TO) e Redenção (PA).

O objetivo é identificar todas as pessoas que tiveram benefícios concedidos de forma ilícita, os quais deverão ser cancelados e os recursos devolvidos ao INSS.

Os envolvidos poderão responder pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa e estelionato majorado, cujas penas somadas, podem chegar a dezoito anos e meio de reclusão.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da COVID-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares. (Com informações da Comunicação Social da PF no Tocantins)

Reportar Erro