Proposta virtual

PF combate compra de votos por R$ 200, via Whatsapp, no norte do Tocantins

Operação Desunidos investiga vereador por supostas propostas em Araguaína

acessibilidade:
Polícia Federal durante a Operação Desunidos em Araguaína (TO). Foto: Divulgação PF-TO

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a Operação Desunidos, com o objetivo de coibir suposto esquema de compra de votos por R$ 200, oferecidos em grupo do aplicativo Whatsapp, por um vereador, em benefício de candidato no município de Araguaína, no norte do Tocantins.

O cerco ao crime eleitoral conta com 12 policiais federais que cumprem três mandados de busca e apreensão no município, expedidos pela 001ª Zona Eleitoral de Araguaína/TO. E é resultado da denúncia de que o vereador estaria prometendo o dinheiro, em um grupo chamado “Unidos Venceremos”, para cada participante que votasse no candidato recomendado.

Os investigados, que não tiveram seus nomes revelados, poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de associação criminosa, compra de votos e falsidade ideológica eleitoral.

O nome da Operação Desunidos faz alusão ao nome do grupo criado para troca de informações e agenciamento ilícito de eleitores.

A Polícia Federal ressalta que, em razão da situação de pandemia da COVID-19, foi planejada uma logística especial de prevenção ao contágio, com distribuição de EPIs a todos os envolvidos na missão, a fim de preservar a saúde dos policiais, testemunhas, investigados e seus familiares. (Com informações da Comunicação Social da PF no Tocantins)

Reportar Erro