Parados no Paraná

Petrobras não abastece navios iranianos por causa de sanções dos EUA

Embarcações estão no país desde o mês passado e deveriam levar milho de volta ao Irã

acessibilidade:
Edifício sede da Petrobras. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Navios iranianos parados próximos ao Porto de Paranaguá, no Paraná, não são abastecidos pela Petrobras porque as empresas à qual as embarcações pertencem estão sob sanções impostos pelos Estados Unidos.

Em junho, os navios iranianos vieram ao Brasil carregados de ureia e deveriam deixar o país com milho brasileiro. O Irã é um dos maiores compradores do cereal no Brasil. Só no primeiro semestre deste ano, o país já comprou 2,5 milhões de toneladas de milho.

Se a Petrobras abastecer os navios do Irã, há a possibilidade da estatal entrar na mesma lista de sanções norte-americana, afirmou a Petrobras por meio de nota. De acordo com a empresa, a Petrobras “mantém seu compromisso em atender a demanda de seus clientes, desde que observadas as normas aplicáveis e suas políticas de conformidade”.

Neste ano, os Estados Unidos passou a impor sanções contra o Irã para pressionar a economia do país, principalmente no setor de petróleo. Em contra partida, o Irã faz ameaças nucleares e adota ações militares.

O país já informou que irá aumentar o estoque de urânio enriquecido, acima do permitido em acordo internacional firmado em 2015. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, decidiu pela saída dos EUA do acordo.

Reportar Erro