Trânsito

Pesquisa revela perfil dos acidentes de trânsito do DF

Pesquisa é fundamental para a redução da mortalidade no trânsito

acessibilidade:

Segundo pesquisa Análise de Criminologia Ambiental dos Sinistros de Trânsito com Vítima Fatal no Distrito Federal, 40% dos acidentes em casos de colisão, a velocidade no instante da batida era superior à máxima permitida. Mais da metade dos acidentes aconteceu porque os motoristas perderam o controle do veículo ou desviaram a atenção do tráfego.

O estudo revela ainda que 45% desses acidentes aconteceram nos finais de semana. Nos dias úteis, as ocorrências se concentraram principalmente entre as 6h e as 8h e entre as 18h e as 20h. Aos sábados e domingos, os horários de pico são a madrugada e o fim da tarde. A maioria dos condutores tinha entre 30 e 40 anos.

Das vítimas de atropelamento no DF, 77% eram homens e 57% haviam usado álcool. Dos que haviam ingerido bebida alcoólica, 90% eram homens. A maioria dos atropelamentos aconteceu entre as 8h e as 10h e entre as 20h e as 22h. Em 61% dos atropelamentos fatais, a morte foi causada por politraumatismo.

Nas rodovias do DF, de acordo com a pesquisa, 70% dos atropelamentos aconteceram a até 50 metros de um ponto de ônibus. Nos locais em que há passarelas, ao contrário, não foram registradas vítimas de atropelamentos em um raio de até 250 metros.

O estudo foi conduzido pelos peritos Juliano Gomes e Bruno Telles, que analisaram os 391 acidentes com vítimas fatais acontecidos em 2012. Para a promotora de Justiça de Delitos de Trânsito Laura Beatriz Rito, os dados da pesquisa são fundamentais para a redução da mortalidade no trânsito. ?Nunca foi feito um trabalho com essa profundidade no DF?, explica. Para o promotor Rodrigo de Magalhães Rosa, também da Promotoria de Justiça de Delitos de Trânsito, esse tipo de parceria traz benefícios para toda a sociedade.

Reportar Erro