Na pauta do STF

Pesquisa aponta que 78% dos brasileiros defendem fim do foro privilegiado

Discussão sobre o tema será retomada pelo STF nesta quarta-feira

acessibilidade:
Supremo Tribunal Federal

Pesquisa da organização não governamental Avaaz divulgada pelo Ibope nesta quarta-feira, 2, aponta que 78% dos brasileiros são a favor do fim do foro privilegiado. Outros 12% dos entrevistados acreditam que o foro deve ser mantido, enquanto 10% não souberam opinar. Além disso, 77% dos consultados acreditam que acabar com o privilégio ajuda a combater a impunidade no País.

Segundo o coordenador da Avaaz, Diego Casaes, o levantamento revela a intolerância da sociedade com a corrupção e os privilégios. “Notamos que a população está cansada de observar esse tipo de proteção sendo oferecida a quem comete crimes. Isso é reflexo das recentes investigações da polícia e dos escândalos políticos que vimos nos últimos anos”, opina.

O STF retoma nesta quarta-feira (2) julgamento iniciado no ano passado que pode restringir o alcance do foro privilegiado. O foro por prerrogativa de função, o chamado “foro privilegiado”, é o direito que têm, entre outras autoridades, presidente, ministros, senadores e deputados federais de serem julgados somente pelo Supremo.

Já existe maioria de 8 votos entre os 11 ministros para retirar do STF ações e investigações sobre parlamentares por fatos ocorridos fora do mandato, que seriam então enviados para a primeira instância da Justiça.

A pesquisa foi feita por telefone, entre os dias 23 e 25 de abril. A margem de erro máxima estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.

Reportar Erro