Reformas administrativas

Paulo Guedes compara funcionários públicos a ‘parasitas’ ao defender reformas

Ministro afirmou que 'hospedeiro está morrendo' ao defender a reforma administrativa

acessibilidade:
Ministro em palestra na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV EPGE)

Durante palestra na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getulio Vargas, o ministro da Economia, Paulo Guedes comparou os funcionários públicos a parasitas.”O hospedeiro está morrendo, o cara virou um parasita, o dinheiro não chega no povo e ele quer aumento automático”.

A fala ocorreu nesta sexta-feira (7), no encerramento de um seminário sobre o Pacto Federativo. No evento, Guedes defendeu as reformas administrativas, que segundo ele serão encaminhadas ao Congresso Nacional o quanto antes. “O clima no Congresso é extremamente favorável ao contrário do nosso clima no ano passado quando nós chegamos com a Reforma da Previdência”.

Gudes confirmou que a reforma administrativa será apresentada na Câmara dos Deputados na próxima semana. Já a reforma Tributária, “é um pouco mais complexa” e deverá ser apresentada a um comitê conjunto, formado entre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.

Ministro fez críticas ao reajuste anual dos salários de servidores, e alegou que eles já são privilegiados com estabilidade no emprego e uma “generosa aposentadoria”. Ressaltou que a carreira do funcionalismo precisa ser revisada, tendo em vista, que a máquina pública, nas três esferas de governo, não se sustenta por questões fiscais.

Guedes fez referência a pesquisa Datafolha, divulgada em janeiro, a qual mostra que para maioria dos entrevistados, o funcionário que não faz um bom serviço deve ser demitido. “A população não quer isso, reajuste automático do funcionalismo público, 88% da população brasileira é a favor, inclusive, de demissão no funcionalismo público”.

Reportar Erro