Mobilidade

Passe estudantil será recarregado em agências bancárias, em Brasília

Convênio do DF Trans com o BRB permitirá a multiplicação dos postos de atendimento

acessibilidade:
O passe estudantil não será mais gratuito para todos. (Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília).

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), determinou o estabelecimento de convênio entre o DF-Trans e o BRB para que todas as agências do banco atue como pontos de recarga para o passe estudantil.

O objetivo da medida, segundo o governador, é desburocratizar a recarga e o acesso ao cartão do passe estudantil, que sempre provocou muitas críticas em razão das filas humilhantes e das tradicionais desculpas do tipo “o sistema caiu”.

“Até semana que vem vamos levar a bilhetagem para o BRB”, confirmou Ibaneis ao Diário do Poder, “e vamos acabar com a dificuldade e as fraudes”.

O governo envia nesta terça (5) à Câmara Legislativa um projeto de lei que altera a regra do passe estudantil. Brasília é o único lugar do Brasil onde o passe estudantil é totalmente gratuito, representado uma despesa anual de quase R$300 milhões para o governo.

Caso a proposta venha a ser aprovada como está, alunos de escolas públicas passam a pagar um terço da tarifa de ônibus, assim como alunos de escolas privadas com renda familiar de até três salários mínimos ou beneficiários de bolsas de estudo. Os demais alunos de escola privada pagarão a integralidade da tarifa, de acordo com o projeto a ser discutido pelos deputados distritais.

Reportar Erro