Operação Octanagem

Partido político é investigado por desvio de fundo eleitoral no Amapá

De acordo com as investigações, um candidato foi privilegiado com recursos durante candidatura em 2018

acessibilidade:
Mala preta com emblema da Polícia Federal
Foto: PF/Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda-feira (8), ação para investigar partido político suspeito de privilegiar a candidatura de um político em 2018 com recursos desviados do fundo partidário. Foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão em residências, na sede do partido que ainda não foi revelado pela PF e em uma empresa de combustíveis.

As investigações tiveram início em 2018, quando o Tribunal Regional Eleitoral de Amapá apontou inconsistências nas contas do partido. A PF identificou que algumas candidaturas fictícias foram lançadas à época somente para arrecadar dinheiro do fundo partidário.

Após receberem o valor do fundo, esses falsos candidatos repassavam o dinheiro ao político que também disputava um cargo naquelas eleições. Os suspeitos podem responder pelo crime de falsidade ideológica eleitoral, com pena estipulada de até 5 anos de prisão.

A Operação Octanagem foi assim nomeada, pois parte dos recursos foi utilizada para a compra de combustível com emissão de notas frias. Octanagem é o índice que mede a pureza da gasolina.

 

 

Reportar Erro