Pela vida

Parques do DF receberão mudas de árvores em homenagem as vítimas da Covid-19

Também serão homenageadas as crianças que nasceram nesse tempo de pandemia, a vida continua

acessibilidade:
Pandemia reduziu o número de voluntários, mas não o entusiasmo com a causa ambiental | Foto: Brasília Ambiental

A parceria entre o Movimento Ecos do Cerrado e o Instituto Brasília Ambiental, por meio da sua Diretoria de Unidades de Conservação (Diruc) realizará o plantio de cinco mil mudas em parques no Distrito Federal, este ano a ação tem o objetivo especial de homenagear as vítimas da Covid-19, assim como, as crianças que nasceram nesse tempo de pandemia.

O tecnólogo em Gestão Ambiental Edmir Moreira, coordenador do Movimento Ecos do Cerrado ressalta que tanto os familiares de quem se foi como os de quem chegou serão convidados a participar dos plantios. “Nossa intenção é, efetivamente, homenagear a vida. Cada vítima da pandemia e cada criança que nasceu neste período terá uma muda plantada em sua homenagem”.

Ação do IX Plantio das Águas, começa no próximo domingo (25), no Parque Ecológico Areal, e se estenderá por dois anos. Serão plantadas mudas de plantas como :  ipês, jatobás, jacarandá, orelha de onça, sangra d’água, buriti, urucum, jenipapo, oiti e cagaita, entre outras. “Serão plantas não frutíferas e frutíferas. Será um plantio diversificado, elaborado, deixando de fora plantas exóticas e outras que não têm a ver com o Cerrado do DF, esclarece Edmir.

O diretor de Unidades de Conservação do Brasília Ambiental, André Luiz Cordeiro de Mendonça, ressalta que o Plantio das Águas visa, anualmente, ampliar o número de áreas plantadas nos parques que precisam dessa intervenção de recuperação da flora. “Nossa participação, enquanto órgão ambiental, é orientar as áreas mais apropriadas para receber esse tipo de plantio. O restante é tudo trabalho voluntário da comunidade, coordenado pelo trabalho também voluntário do Edmir.

Edmir Moreira conta que desde 2014 faz essa parceria com o Brasília Ambiental e que a considera muito bem sucedida.

Mutirão

Além do Parque Ecológico Areal, onde serão plantadas 110 mudas, no calendário deste ano constam para plantio as seguintes áreas: o Parque Ecológico Três Meninas, em Samambaia (em 14/11); o Parque de Uso Múltiplo do Setor O (28/11); e o Parque Ecológico Veredinha, em Brazlândia (5/12).

As mudas são todas doadas. Há um trabalho de coleta de sementes, também feito e coordenado pelo Movimento Ecos do Cerrado, bem anterior ao recebimento das mudas. “Na época da seca coletamos sementes, entregamos aos nossos parceiros e eles nos devolvem como mudas. Neste ano elas vieram do viveiro do Lago Norte, do Projeto Pede Planta e algumas foram produzidas pelo próprio movimento, embora não tenhamos viveiro. Todo o trabalho é voluntário”, enfatiza o coordenador.

Além da comunidade mobilizada pelo Ecos do Cerrado, o plantio contará com a participação de agentes de parques e brigadistas do Brasília Ambiental. Em anos anteriores esta ação reunia cerca de 300 pessoas, mas, devido à pandemia, o grupo deve ficar entre 30 e 40 voluntários, e todos seguindo as recomendações de prevenção à Covid-19 – uso de máscara e higienização das mãos com sabão e álcool gel, por exemplo, sempre com a devida distância de segurança.( Com informações Agência Brasília)

Reportar Erro