celeridade

Parceria do GDF e sindicado das farmácias amplia rede de testagem para Covid

Ao todo, 22 farmácias passam a testar gratuitamente população do Distrito Federal

acessibilidade:
Casos de Covid explodem, mas óbitos ainda são baixos. Foto: Geovana Albuquerque

Uma parceria firmada entre a Secretaria de Saúde do Distrito Federal e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF (Fecomércio) ampliou o atendimento gratuito de testagem rápida para detecção da Covid-19. Os testes começaram a ser aplicados nesta terça-feira (18).

Com o aumento dos casos da doença em função da circulação da nova variante ômicron, 22 farmácias passam a testar a população brasiliense gratuitamente.

O objetivo é expandir a rede de atendimento e desafogar as unidades de saúde do Sistema Único de Saúde. São seis redes credenciadas ao Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sincofarma): drogarias Brasil, Colorado, Descontão, Drogacenter, Messias e São Rafael.

Todos os testes realizados com a parceria deverão ser notificados ao Ministério da Saúde, por meio do sistema e-SUS. As informações devem abrangem a data de realização, o lote do teste, data de validade, bem como os resultados obtidos.

Como funciona

A Secretaria de Saúde disponibilizou, incialmente, 800 mil unidades de Testes Rápidos para Pesquisa de Antígeno (TR-Ag) para as farmácias parceiras.

O teste é realizado com a coleta de material biológico com o swab, o mesmo tipo de cotonete utilizado nos testes RT-PCR, considerados os mais seguros e eficientes na detecção do vírus. Porém, o TR-Ag é capaz de produzir o resultado em cerca de 25 a 30 minutos.

De acordo com nota técnica divulgada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a utilização deste tipo de teste “deve ser priorizada para casos suspeitos leves ou ambulatoriais e, eventualmente, para contatos de pacientes confirmados”.

O paciente deve buscar uma farmácia parceira se apresentar sintomas desde os leves, como dores de cabeça, garganta e/ou no corpo, febre, perda de olfato ou paladar, até os sintomas mais agravados, como a falta de ar.

Pessoas que tiveram contato com outras que foram diagnosticadas com a Covid-19 também integram o público-alvo da testagem.

A testagem

Para ter acesso ao teste, o paciente deverá agendar previamente o seu atendimento na unidade credenciada. O contato pode ser feito por telefone ou pessoalmente na farmácia.

As farmácias receberão a população de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h. Os atendimentos ocorrem com intervalo de 30 minutos entre cada pessoa testada.

O resultado sai em cerca de 25 minutos e será enviado por e-mail ou pelo whatsapp, para evitar aglomeração nas unidades de teste.

Endereços

  • Drogaria Brasil
    CL 214, Lote B, Loja 02, Santa Maria

 

  • Farmácias Descontão
    Avenida das Castanheiras, lote 820, loja 06/07, Águas Claras
    QSC 19 Chácara 26, conjunto H, Lote 07A, Taguatinga
    QNN 17, conjunto H, lojas 02/03/04, Ceilândia

 

  • Drogaria São Rafael
    Quadra 36, Lote 10, Gama

 

  • Drogaria Messias
    QNO 06, Ceilândia

 

  • Drogaria Drogacenter
    QNE 16, Lote 01, Loja 01, Taguatinga Norte
    Rua 4 A, Chácara 01, Lote 13, Loja 01, Vicente Pires
    Rua Copaíba, lotes 10 a 12, Águas Claras
    QNM 18, Conjunto G, Lote 01, Ceilândia
    Rua 5, Chácara 102, Lote 32, Vicente Pires
    QNO 17, Conjunto I, Lote 03, Loja 06, Ceilândia Norte
    QD 203, Lote 28/29, Recanto das Emas
    QS 412, Conjunto A, Lote 02, Samambaia Norte
    QC 08, Lote 04, Loja 01, Taguatinga Centro
    CLSW 104, Bloco A, Loja 58, Sudoeste
    ST SHD Bloco N, lojas 09 a 12, Planaltina
    Avenida Central, Lote 470, Loja 01, Núcleo Bandeirante
    Quadra 12, Comércio Local 1A, Sobradinho
    QN 07, Conjunto 06, lotes 20 e 22, Riacho Fundo
    Quadra 23, Conjunto 17, Lote 01, Paranoá
    SIA Trecho 10, s/nº, Lote 10, lojas 56, 58 e 60, Zona Industrial Guará
    QNO 06, Conjunto B, Lote 58, Loja 03, Ceilândia

Reportar Erro