Pente fino na crise

Parceria com a CGU vai apurar suspeitas sobre 6 mil na folha da Prefeitura de Maceió

Irregularidades foram identificadas em um terço da folha, após cruzamento de dados

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Em meio a uma crise com servidores da capital alagoana causada pela tentativa do prefeito Rui Palmeira (PSDB) de extinguir inconformidades nos pagamentos de pessoal, representantes do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de Maceió (Iprev Maceió) firmaram nesta quinta-feira (11), na sede do órgão municipal, uma parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) para esclarecer indícios de irregularidades encontrados em um terço da folha de pagamento do Município.

A reunião foi parte das ações do Iprev Maceió para monitorar, auditar e avaliar inconformidades na folha de pagamento do Município e dar celeridade à apuração dos casos de indícios de irregularidade contra a previdência e a administração pública. Os casos foram identificados por meio de cruzamento de dados entre as bases de dados da Prefeitura de Maceió, do Sistema Nacional de Óbitos (Sisob), do Cadastro Nacional Informações Sociais (CNIS) e da Base de Dados do INSS .

O cruzamento já identificou, até agora, quase seis mil servidores públicos municipais, aposentados e pensionistas com indícios de irregularidades. O Iprev Maceió segue com a comparação entre bases de dados e, em breve, cruzará as informações previdenciárias do Município com o Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (Siape), do Governo Federal e com outras bases de dados disponibilizadas pela CGU.

Entre as inconsistências, foram encontrados casos de pagamentos a 16 pessoas mortas, incompatibilidade de aposentadorias e benefícios e conflito de carga-horária entre os setores público e privado, além de servidores “doentes” atuando em empresas privadas.

Segundo a diretora-presidente do Iprev, Fabiana Toledo, a parceria entre os órgãos integra o conjunto de medidas adotadas pelo município em busca de transparência, gestão integrada das informações de pessoal e folha de pagamento, além da automação de auditorias sistemáticas e integração com órgãos de controle.

“A equipe vai trabalhar de forma colaborativa e integrada com o objetivo de apresentar rapidamente os resultados efetivos dessa parceria, em prol da administração pública e beneficiando a população como um todo”, pontuou a gestora.

Participaram da reunião a diretora-presidente do Iprev, Fabiana Toledo, a diretora de Benefícios do Iprev, Ana Carla Tavares, o coordenador-geral de Manutenção de Benefícios do Iprev, Adler Almeida e a assessora técnica do Iprev, Gabriela Martins, além dos auditores federais de Finanças e Controle, Jercia Lins e Nelton Martins. (Com informações da Secom Maceió)

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