Bancada em Maceió

Para puxar suplentes, Rui nomeará dois vereadores como secretários

Acordo vai puxar Cléber Costa e Simone Andrade para Câmara

acessibilidade:

O grupo de onze vereadores governistas de Maceió aguarda com ansiedade pelo retorno do prefeito reeleito Rui Palmeira (PSDB) de suas férias, no dia 16, para discutir um ponto fundamental para as articulações de sua bancada: o cumprimento de sua promessa de puxar dois suplentes, nomeando dois vereadores como secretários de seu segundo mandato. Mas terá dificuldades para fazer a mudança e agradar todos os envolvidos.

Durante a campanha, Rui reuniu candidatos a vereadores e se comprometeu a tornar dois deles secretários, para vencer as dificuldades das coligações e garantir mandato a dois suplentes: os vereadores Cléber Costa (PP) e Simone Andrade (DEM), que não conseguiram se reeleger.

Mas vereadores esperam dos suplentes o compromisso de não nomearem todos os cargos do gabinete, para garantir espaço político para lideranças de quem se tornar secretário. Além disso, aqueles vereadores dispostos a discutir a ida para o secretariado tucano descartam assumir pastas inexpressivas politicamente, em que não possam fazer nomeações de correligionários que lhe garantira apoio na última campanha.

“O povo quer ser secretário, escolhendo secretaria. Muitos esperando convite do Rui, mas receosos. Porque, uma Secretaria Executiva de Governo, por exemplo, não dará ao vereador o direito a nomeações de grandes espaços políticos na administração, nem dá a visibilidade necessária para suas ações para o eleito. Aí ninguém quer secretaria figurativa, nem perder espaço para seus correligionários nos cargos da Câmara”, disse um vereador ao Diário do Poder.

COMPLICAÇÕES

A preocupação acontece porque nem sempre o suplente respeita uma espécie de acordo de cavalheiros, para que quem assumir a vaga não nomeie os cargos do gabinete do titular, ou opte por nomear poucos assessores. A preservação do “espaço político” de quem cedeu a vaga não é obrigatória. E, legalmente, o suplente pode fazer todas as nomeações que quiser.

A desconfiança maior recai sobre Simone Andrade que, acreditam os vereadores, não deixaria de nomear os cargos, ao assumir o mandato, devido à sua personalidade forte. “Tem gente que disse que não sai para a Simone Andrade”, disse o vereador, que pediu para não ser identificado.

Já que Rui Palmeira prevê poucas mudanças em seu secretariado para o segundo mandato, a solução para cumprir o acordo com a bancada poderá passar pela redistribuição de cargos do segundo e terceiro escalão, muitos deixados por ex-aliados como Galba Netto (PMDB), Antônio Hollanda (PMDB) e Sílvio Camelo (PV), que largaram o governo para a aventura frustrada da candidatura de Cícero Almeida, o Ciço (PMDB), derrotado no 2º turno para o prefeito tucano.

Fátima Santiago quer Assistência SocialQUEM ESTÁ NA LISTA

A vereadora reeleita Fátima Santiago (PP), por exemplo, já teria dito que gostaria de assumir a pasta da Assistência Social, que é indicação do senador Benedito de Lira (PP). Apesar de serem do mesmo partido, há poucas chances de o líder estadual do PP aprovar a mudança, exonerando Celliany Rocha.

Entre os onze vereadores da bancada governista do prefeito tucano, somente Kelmann Vieira (PSDB) fica de fora da lista de potenciais secretários de Rui Palmeira, pois deve ser reeleito para a Presidência da Câmara. Na lista de potenciais secretários, estão os seguintes nomes:

Davi Davino (PP), Chico Filho (PP), Dudu Ronalsa (PSDB), Lobão (PR), Aparecida Augusta (DEM), Fátima Santiago (PP), Tereza Nelma (PSDB), José Márcio (PSDB), Ib Brêda (PR) e Eduardo Canuto (PSDB).

Reportar Erro