Presidente da Câmara

Para Maia não existem motivos para aceitar pedidos de impeachment contra Bolsonaro

Presidente da Câmara tem 48 pedidos de impeachment contra Bolsonaro em sua mesa

acessibilidade:
Maia destacou ainda que o impeachment não pode ser instrumento para solução e crises

O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM-RJ) afirmou não ter encontrado nenhum embasamento legal, nos pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. “Destes que estão colocados, eu não vejo nenhum tipo de crime atribuído ao presidente, de forma nenhuma”. Afirmação ocorreu na noite de ontem (03), no programa Roda Viva, da TV Cultura.

Ao todo, são 48 pedidos de impedimento contra Bolsonaro na mesa do parlamentar. Maia ressaltou que o impeachment não pode ser instrumento para solução de crises. E que neste momento, o foco deve ser o enfrentamento à Covid-19. “Estamos no meio de um processo de pandemia e qualquer decisão agora leva um recurso ao plenário e nós vamos ficar decidindo impeachment sem motivação para isso. É por isso que eu não decido”.

A maioria dos pedidos ocorreu após o início da pandemia, em fevereiro, e são motivados tanto pelo aumento de mortes provocadas pelo coronavírus, como pelas polêmicas participações do presidente Jair Bolsonaro, sem máscara, em manifestações que pediam o fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

Apesar das recusas aos pedidos, Maia confessa que existem erros no enfrentamento ao coronavírus no Brasil. “Acho que o presidente errou ao minimizar o impacto da pandemia, a questão da perda de vidas, vamos chegar aí a cem mil vidas perdidas”.

Reportar Erro