Guerra é ao coronavírus

Ibaneis diz que não é hora de politizar e que Bolsonaro tem certa razão

Governador do DF decidiu não se associar a iniciativas para isolar ou hostilizar o presidente

acessibilidade:
Ibaneis Rocha se concentra nos dados que recebe em tempo real, na central de monitoramento do coronavírus que montou ao lado do seu gabinete - Foto: Diário do Poder.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu não politizar o debate sobre o enfrentamento ao coronavírus, nem se associar a qualquer iniciativa para isolar ou hostilizar o presidente Jair Bolsonaro. “Eu vou manter o meu foco em cuidar das pessoas”, disse ele ao Diário do Poder.

Para o governador, “juízo, paciência e muito apoio das equipes técnicas é o que resolverá esse problema”, diz, referindo-se ao coronavírus.

Ibaneis sabe que, como governador de uma unidade da federação de limitadas possibilidades financeiras, ele prefere unir forças aos ministérios da Saúde e da Economia, no momento difícil que o País enfrenta no combate à pandemia. “Acredito e preciso do apoio dos dois ministros”, diz ele, sem hesitar.

Além do mais, o governador do DF conhece a sua condição de uma unidade da federação que “hospeda” o governo federal, ainda que considere insuficiente o “aluguel” pago na forma de fundo constitucional, “pequeno para as condições da cidade que o hospeda.”

“Não é hora de politizar ou polemizar”, afirma Ibaneis Rocha. Para ele, o presidente Jair Bolsonaro “tem parte da razão”, porque muitos municípios pequenos, sem qualquer registro de coronavírus, têm adotado medidas excessivas, fechando cidades.

Mas ele pondera que, de outra parte, “cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília têm situações diferenciadas”.

Reportar Erro