Volta das chuvas

Para evitar epidemia GDF prepara ações para conter Aedes aegypti

Desde janeiro foram registrados 19.551 casos de dengue no DF

acessibilidade:

Segundo dados do Informativo divulgado pela secretária de Saúde, desde janeiro foram registrados 23.189 notificações de suspeitas de dengue no Distrito Federal. Sendo 19.551 casos confirmados e 20 mortes.

Brazlândia foi a região administrativa com maior número de casos, foram 1.939, seguida de Ceilândia 1891, Taguatinga 1.446, Planaltina 1.405, São Sebastião 1.741 e Samambaia com 1.371 casos de dengue.

As outras doenças causadas pelo mosquito também fizeram vítimas no DF. Desde o começo do ano ocorreram 149 casos de febre Chikungunya. Também foram registrados 173 casos de infecções pelo Zika vírus. Desde 2015 foram confirmados 38 casos em gestantes.

Para evitar números como estes, o Governo do Distrito Federal já prepara ações para, a partir de novembro, conter o mosquito.  Serão três frentes de atuação, educação, combate ao mosquito e manejo ambiental.

O Corpo de Bombeiros está engajado no combate ao Aedes e o trabalho contará, a princípio, com 30 homens para realizar os trabalhos de inspeção e conscientização nos imóveis.Um contingente com cerca de 2 mil agentes comunitários de saúde vão agir diretamente com a população. As forças-tarefa que percorreram as regiões administrativas serão retomadas.

O GDF ressalta que a cooperação da população é fundamental. Sendo necessário manter calhas, telhados e  quintais limpos, removendo objetos que podem acumular água e servir de criadouro para o mosquito.

Reportar Erro