Manutenção

Para engenheiro, Brasília está envelhecendo, mas 'não precisa envelhecer mal'

Ele adverte que é preciso Brasília envelhecer bem, com saúde

acessibilidade:

O engenheiro civil e professor Sérgio Silva dos Santos destacou a importância da manutenção periódica para evitar incidentes como o ocorrido nesta terça-feira (6) com o desabamento do viaduto da Galeria dos Estados. “É necessário, com urgência, se dê atenção à manutenção desses elementos”, afirmou ao Diário do Poder.

Para o engenheiro alagoano Sérgio Silva dos Santos, que é mestre em Ciência e Tecnologia pela Universidade de Brasília e professor de Sistemas Estruturais da Universidade Estácio de Sá, o governador Rodrigo Rollemberg está certo em destacar que “Brasília é uma cidade que está envelhecendo e é feita de concreto”, mas observa que "não precisa envelhecer mal.” Para ele,  com a devida manutenção é possível envelhecer bem. “Entretanto se em algum momento essa manutenção não for feita, essa estrutura vai perder sua função”.

Sérgio relembrou que em 2011 o Sindicato de Engenharia e Arquitetura (Sinaenco) em 2011 já apontava as más condições do local desde 2009. “A Galeria dos Estados é uma das piores condições que encontramos durante a pesquisa. Os pedestres e carros que passam por baixo do viaduto podem ter problemas com pedras, que podem cair a qualquer momento.”

Ele conta que todos os pontos já destacados pelo sindicato necessitam de atenção, e ainda inclui na lista a Barragem do Paranoá. “Viemos de uma seca histórica, o que fez com que os níveis dos lençóis freáticos sofressem uma redução não comum. E no momento que a água volta a ocupar seu espaço, a tendência é que exista uma movimentação nesses lençóis. Ou seja, estamos em  um momento perfeito para que se verifique todas essas obras”.

Brasília 58 anos

Santos diz que é positivo que, após 58 anos, apareçam as primeiras patologias. "Temos que por a mão na consciência que o que devemos fazer é conservar esse patrimônio, e não tem como não fazer a manutenção com um reforço de um concreto, uma drenagem, não é um bicho de sete cabeças, só precisa de planejamento".  Não se trata de uma questão de governo, diz ele, "é uma questão de Estado".

Quando esteve no local, o governador Rodrigo Rollemberg admitiu que o não houve manutenção no viaduto da Galeria dos Estados. “Desde o inicio do nosso governo fizemos manutenção em oito viadutos, seis tiveram reforço da estrutura, infelizmente esse não recebeu manutenção”.

Reportar Erro