Dia Mundial dos Pobres

Papa Francisco presenteia Brasil com estátua “Jesus Sem Teto”

Líder religioso enviou a escultura para comemorar o Dia Mundial dos Pobres; estátua ficará na Catedral Metropolitana, no centro do Rio

acessibilidade:
A imagem, que apresenta as chagas nos pés, carrega um forte simbolismo. Foto: Divulgação/ Carlos Moioli

O Papa Francisco enviou ao Brasil uma escultura intitulada “Jesus Sem Teto” em comemoração ao Dia Mundial dos Pobres. A obra, que apresenta chagas nos pés da imagem, ficará na Catedral Metropolitana, no centro do Rio de Janeiro. O público poderá ver a estátua a partir do dia 18 de novembro, dia que se celebra a data.

A escultura, em tamanho real, representa o “Jesus sem-teto” deitado em um banco de praça com um cobertor fino sobre o corpo, em alusão às mais de 4,6 mil pessoas em situação de rua da capital fluminense.

A obra é do artista canadense Timothy Schmalz e foi um presente do papa à Arquidiocese do Rio de Janeiro. A vinda da imagem foi intermediada pela Embaixada do Brasil junto à Santa Sé e a Ordem do Santo Sepulcro.

O presente chega ao país após a tensão gerada pelo desfecho da eleição presidencial deste ano – quando o futuro governo afirma querer acabar com ativismos de movimentos dos sem-terra e quilombolas.

Para o pároco da Catedral, Padre Cláudio Santos, a imagem carrega forte simbolismo porque a obra exemplifica a necessidade de uma sociedade que compartilhe mais gestos de solidariedade.

“Sem dúvida, a escultura nos faz olhar quem vive nas ruas de nossa cidade como irmãos e irmãs, como pede o Papa Francisco que nós vejamos Cristo na figura do pobre que vive nas ruas, que tanto sofre no mundo. Devemos perceber que nossa felicidade só será plena se o outro também for feliz. A imagem de Jesus sem-teto revela aquele que se fez pobre, sofreu e deu sua vida para salvação de todos”, explicou o padre.

Outros exemplares estão espalhados em diversos locais do mundo, incluindo a Itália. Na Semana Santa de 2016, uma estátua como a enviada ao Brasil foi colocada no pátio de Santo Egídio, no Vaticano, à entrada dos escritórios das instituições apostólicas de caridade.

Reportar Erro