Operação Mercadores do Caos

Operação no RJ e no DF prende dois e cumpre nove mandados de busca

São mais de R$18 milhões em respiradores comprados e não entregues, nem o dinheiro devolvido

acessibilidade:

Uma operação deflagrada nesta quarta-feira (17) no Rio de Janeiro e no Distrito Federal cumpre mandados de prisão e busca e apreensão contra acusados de desvio de dinheiro na compra de respiradores.

A iniciativa liderada pelos Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) é mais uma etapa da Operação Mercadores do Caos, e conta com o apoio da A ação conta com o apoio das polícias civis do Rio de Janeiro e do Distrito Federal.

São cumpridos dois mandados de prisão preventiva no Rio e outros nove mandados de busca e apreensão no Rio (4) e em Brasília (5), expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Criminal Especializada da Capital (Rio).

iniciada em maio, a Operação Mercadores do Caos investiga possível organização criminosa acusada de desviar mais de R$18 milhões do governo estadual do Rio de Janeiro, destinados à compra de respiradores pulmonares para tratamento de pacientes em estado grave portadores de COVID-19.

Segundo os investigadores, após mais de dois meses da data de entrega dos respiradores comprados emergencialmente, sem licitação, nenhum equipamento foi entregue pelas empresas, nem o dinheiro devolvido aos cofres públicos.

Reportar Erro