Estacas e toldos removidos

Operação desobstrui área pública na Feira dos Importados

Ação verificou a documentação de comerciantes e ambulantes

acessibilidade:

Começou uma operação nesta terça-feira (22) para desocupação de área pública na Feira dos Importados. Coordenada pela Agência de Fiscalização (Agefis), a ação verificou a documentação de comerciantes e ambulantes. Quem estava irregular perdeu o material.

Até o início da tarde, foram retiradas 52 estacas de concreto e ferro, dois toldos, duas estruturas metálicas para barracas e uma placa publicitária que ocupavam vagas destinadas a carros e motocicletas. O objetivo principal é desocupar locais reservados a estacionamento e garantir a fluidez de carros na feira, além de favorecer a urbanização e a revitalização do lugar. 

Uma churrasqueira, dois freezers, cadeiras de plástico, carrinhos de compras e restos de pequenas obras também foram recolhidos. Esses materiais seguem direto para o Lixão do Jóquei, na Estrutural, uma vez que os donos não reclamaram a posse. Em alguns casos, como um trailer no qual o responsável estava por perto, os agentes da Agefis orientaram a remoção imediata para evitar a apreensão.

A operação segue por pelo menos duas semanas para assegurar que os comerciantes não retornem com novas estruturas. Outra finalidade é coibir a atuação de vendedores ambulantes não autorizados. "Com a ação, devolvemos o acesso democrático às calçadas, antes ocupadas pelos ambulantes, e garantimos o livre acesso aos pedestres na região", disse a diretora-presidente da Agefis, Bruna Pinheiro. "Outra finalidade é assegurar uma concorrência leal entre os comerciantes, tirando os ambulantes da frente das lojas."

Policiamento ostensivo
Durante a ação, a Polícia Militar também esteve presente, sob a responsabilidade do subcomandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Guará, major Márcio Barbosa. “Intensificaremos nossa atuação até dezembro”, anunciou. De acordo com ele, à medida que as festas de fim de ano se aproximam, o fluxo de pessoas aumenta, e isso pode atrair criminosos. Diariamente, entre 20 e 30 mil pessoas circulam no local. “Sábados, domingos e feriados, cerca de 50 mil visitantes passam aqui por dia”, complementa.

Outro órgão no apoio tático foi o Departamento de Trânsito (Detran). Os agentes multaram um condutor que tentava deixar o local. O veículo estava rebaixado, com pneus carecas e documentação irregular, entre outros itens inadequados.

Além da Agefis, PMDF e Detran, participaram da atividade a Vice-Governadoria, a Administração Regional do Guará, a Secretaria de Gestão do Território e Habitação, a Companhia Energética de Brasília e o Serviço de Limpeza Urbana. Cerca de 60 profissionais estiveram na operação, que contou com um caminhão, uma pá mecânica e um munck (carreta com braço hidráulico para carga e descarga). (Agência Brasília)

Reportar Erro