Poluição

Operação da PF busca provas dos responsáveis pela macha na praia

Operação da PF investiga responsáveis pelo despejo de esgoto

acessibilidade:

A 2ª Vara de Justiça Federal de Alagoas expediu 19 mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos pela Políticia Federal, em Maceió, no âmbito da Operação Sauron, que investiga um grave crime ambiental que resultou em uma mancha escura na praia de Jatiúca.

O objetivo da operação é obter documentos que comprovem quem são os responsáveis pela mancha de esgoto surgida na orla de Maceió, no ano passado, resultando no alto número de praias poluídas na cidade.

A operação foi batizada com um termo do filme 'O Senhor dos Anéis'. Na trilogia, Sauron faz referência a um idioma chamado 'língua negra'.

As buscas estão sendo realizadas em condomínios residenciais, administradoras de condomínios e construtoras de Maceió e do interior do Estado. A operação seguirá com a análise do material apreendido e colheita de depoimentos dos prováveis envolvidos.

A mancha apareceu em 3 de maio do ano passado, na orla de Jatiúca, após fortes chuvas. O Instituto do Meio Ambiente (IMA) informou na ocasião que a mancha foi causada pelo esgoto de bairros da região, por causa do elevado índice de coliformes fecais encontrados nas amostras.

Reportar Erro