Regime de terror

Operação contra milícia prende vereador que disputa a Prefeitura de Magé

Grupo é acusado de torturar e matar para controlar áreas, com desculpa de manter a ordem

acessibilidade:

Em operação contra milícia que atua no Grande Rio, a Polícia Civil fluminense prendeu hoje (9) o vereador e PM reformado André Antonio Lopes do Nascimento, o Sargento Lopes (PSD), que disputa a Prefeitura de Magé (RJ). O grupo é acusado de cometer torturas e assassinatos na região para consolidar seu controle sobre essas áreas, com a justificativa de manter a ordem.

A operação coordenada pela Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense foi autorizada pela 1ª Vara Criminal Especializada da Justiça do Rio, que expediu dez mandados de prisão e 29 mandados de busca e apreensão contra acusados de integrar o grupo.

De acordo com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), a milícia instalou um verdadeiro regime de terror, para controlar alguns bairros de Magé, extorquindo comerciantes locais, comercializando TV a cabo clandestina e monopolizando a venda de gás de botijão aos moradores. Além disso, há acusação de furto de combustíveis.

A denúncia aponta como líder da milícia André Cosme da Costa Franco, vulgo André Careca. Os outros integrantes da organização criminosa atuam como “braço armado”, cobram a “taxas de segurança”, fazem agiotagem, entre outros crimes.

Todos eles foram denunciados por constituição de milícia. A denúncia foi recebida pela 1ª Vara Criminal Especializada da Capital, responsável por expedir dos mandados a pedido do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/MPRJ). (Com informações da Comunicação do MPRJ e Agência Brasil)

Reportar Erro