Poço Sem Fundo

Operação combate esquema em contratos de R$ 75 milhões para perfurar poços na Paraíba

PF, CGU e MPF apuram superfaturamento, corrupção passiva e ativa, e lavagem de dinheiro

acessibilidade:
CGU durante a Operação Poço Sem Fundo, na Paraíba. Foto: Ascom CGU

A Polícia Federal, juntamente com o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU), deflagraram na manhã de hoje (25) a operação Poço Sem Fundo, que apura a prática de crimes relacionados ao desvio de recursos públicos de contratos de cerca de R$ 75 milhões para perfuração de poços e implantação de sistemas simplificados de abastecimento de água no Estado da Paraíba.

A investigação constatou vinculação familiar, financeira e empresarial entre as empresas investigadas, com indícios de direcionamento de contratos firmados, sobreposição dos serviços contratados pelo INCRA na Paraíba com os serviços contratados por outros órgãos, como DNOCS e a Prefeitura de Araruna (PB), já que, no mesmo período, as empresas investigadas realizaram serviços similares para os três órgãos, via contratações diretas, por meio de dispensas de licitação.

Indícios demonstram a prática de superfaturamento dos contratos, atos de corrupção passiva e ativa, e de lavagem de dinheiro mediante a utilização de contas bancárias de empresas interpostas para dissimulação de movimentações financeiras.

A operação conta com a participação de 70 Policiais Federais e de 7 Auditores da Controladoria-Geral da União e estão sendo cumpridos 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de João Pessoa/PB, Araruna/PB e Parnamirim/RN, além de ordens de indisponibilidade de bens e afastamento de 4 servidores públicos federais de suas funções. Não haverá entrevista coletiva. (Com informações da Comunicação Social da PF na Paraíba e da CGU)

Reportar Erro