Submundo da internet

Operação caça criminosos que atuam na darkweb atacando minorias e mulheres

MP do Rio e MP de São Paulo identificaram grupo que age no submundo da internet

acessibilidade:

Os Ministérios Públicos do Rio de Janeiro (MPRJ) e de São Paulo (MPSP) deflagraram, nesta terça-feira (07), segunda fase da Operação Iluminate, para identificar integrantes de uma organização criminosa investigada por fomentar o ódio e ataques contra minorias e mulheres. O grupo age no submundo da internet, nas chamadas darkweb e deepweb.

A ação foi executada pelos Grupos de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECOs) do MPRJ e do MPSP. E, no Rio teve apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ).

Os  mandados de busca e prisão, expedidos pela Vara Especializada em processos contra organizações criminosas de São Paulo, recentemente inaugurada, foram cumpridos concomitantemente nas cidades de São Paulo (SP), Franca (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

No início de 2019, dois jovens ingressaram na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP),  mataram diversos estudantes e servidores, suicidando-se depois do ataque. O crime, que passou a ser conhecido como “Massacre de Suzano”, foi idealizado e estimulado por um “Chan” da darkweb chamado “Dogolachan”.

O Ministério Público passou a monitorar esse espaço virtual, conseguindo identificar algumas pessoas suspeitas de integrar essa organização criminosa. (Com informações das assessorias do MPRJ e MPSP)

Reportar Erro