Diagnosis

Operação apura desvio de R$ 1 milhão em laboratório público no Amapá

Servidora inseria dados falsos no sistema de pagamento do órgão

acessibilidade:

O Laboratório Central de Saúde Pública do Amapá (Lacen-AP) é alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta terça (29). O objetivo da PF, em parceria com o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), é desarticular um grupo criminoso que desviou cerca de R$ 1 milhão do laboratório público, entre março e setembro de 2016.

Segundo as investigações que levaram à operação batizada de Diagnosis, uma funcionária do Lacen-AP teria desviado recursos para sete empresas sem qualquer relação contratual com o órgão, por meio da inserção de dados falsos no sistema de pagamento. Os depósitos eram sacados e parte do valor era depositada na conta da servidora que atuava com grupo.

Agentes estão nas ruas cumprindo 12 mandados de prisão temporária, 16 de busca e apreensão, além de sequestro de bens e valores nas cidades de Macapá (AP), Ananindeua (PA) e Belém.

Os investigados vão responder pelos crimes de associação criminosa, peculato e lavagem de dinheiro. Se condenados, podem cumprir pena de até 25 anos de prisão.

Reportar Erro