Operação Ágata Norte

Operação apreende 146 mil toneladas de manganês e destrói 3 mil pés de maconha no Pará

Duas pessoas foram presas em flagrante, por não possuírem documentação de origem do minério manganês

acessibilidade:
Galpão com manganês apreendido em Vila do Conde (PA) Foto: Ministério da Defesa/Divulgação

Mais de 146 mil toneladas de manganês foram aprenendidas e 3 mil pés de maconha foram destruídos pela Operação Ágata Norte, no Pará, segundo o Ministério da Defesa. Ao menos duas pessoas também foram presas em flagrante durante ação na área portuária em Barcarena, na Grande Belém, por falta de documentos que comprovassem origem lícita do minério. Os 186 contêineres com manganês seriam destinados a China.

Esta foi a maior apreensão já realizada no estado e ocorreu em ação conjunta das Forças Armadas com Polícia Federal, Ibama, Agência Nacional de Mineração e Receita Federal.

A Ágata Norte foi realizada entre a última quinta-feira, 22, e este domingo, 25.

A ação conjunta e interagências teve por objetivo intensificar a fiscalização em rios e áreas portuárias (portos de Barcarena e Santarém), com intuito de combater crimes ambientais, tráfico de drogas, contrabando e descaminho. Ao todo, participaram das ações 33 policiais federais, mais de 100 fuzileiros navais da Marinha, além de fiscais do Ibama, ANM e auditores da RFB.

Todo o minério apreendido era de origem ilegal, extraídos no Pará e vendidos com notas fiscais “esquentadas” por empresas que possuem títulos autorizativos de lavra. Além do minério, houve apreensão de maquinários. O minério de manganês é considerado material essencial na fabricação de ligas metálicas, combinado especialmente com o ferro na produção de aço.

Reportar Erro