Operação Hefesto

Ônibus são autuados por problemas de acessibilidade

Auditores fiscais constatam irregularidades em 196 veículos

acessibilidade:

A Secretaria de Mobilidade autuou 196 ônibus por problemas em equipamentos de acessibilidade, durante a primeira fase da Operação Hefesto. Outros 96 veículos do transporte público do DF foram recolhidos, apreendidos ou retidos pelos fiscais. Desde 20 de março, auditores fiscais vistoriaram mais de 1,4 milhão de ônibus que circulam pelo Distrito Federal.

Os itens que mais apresentaram problemas foram as rampas de acesso, elevadores e programação visual interna, como adesivos de identificação e painéis. Irregularidades nos assentos especiais, falta e defeito em cintos de segurança para cadeirantes também foram identificados nas ações da operação.

As empresas que tiveram seus ônibus autuados por irregularidade e mau funcionamento recebem multa de R$ 450, além de ter o veículo retirado de circulação até a solução do problema. Em caso de reincidência, o valor da autuação dobra, passando para R$ 900.

Segundo o assessor especial da subsecretaria Ricardo Leite, a Operação Hefesto terminaria na semana passada, mas por causa da interrupção dos trabalhos dos auditores, retomada na segunda(3), o fim da etapa agora está previsto para acontecer nesta sexta (7).

Próxima fase

Na etapa seguinte da Hefesto, os auditores acompanham as viagens como se fossem passageiros, para analisar também a postura e o tratamento de motoristas e cobradores a passageiros com deficiência. O funcionamento e o correto manuseio dos equipamentos  pelos operadores também serão alvo da fiscalização.

Os funcionários que não prestarem o serviço devido serão chamados à Secretaria de Mobilidade para dar esclarecimentos, podendo passar por um curso de reciclagem.

Reportar Erro