Assaltos constantes

Obra de primeiro túnel de ônibus vira 'cracolândia'

Usuários ocuparam área onde haverá ligação entre Radial Leste e Terminal Parque D. Pedro II

acessibilidade:

Usuários de crack encontraram um novo local para se alojarem. É o canteiro de obra do primeiro túnel exclusivo para ônibus em São Paulo, projetado para interligar o futuro corredor da Radial Leste ao Terminal Parque D. Pedro II, no centro, que está abandonado.

A “minicracolândia” tem cerca de 30 pessoas. Eles entram e saem com cachimbos na mão por “portas” improvisadas nas placas de madeira. Moradores e comerciantes reclamam do aumento do número de assaltos com faca, que seriam cometidos pelos usuários de droga.

Morador de um prédio a poucos metros da área, o comerciante Valdomiro de Freitas, de 50 anos, disse que são comuns brigas entre casais de dependentes químicos no meio dos carros em movimento na Avenida do Estado.

“Isso aqui virou um inferno depois que essa obra parou”, disse Freitas. Ele percebeu que aumentou a insegurança no local e que se tornaram frequentes os assaltos, principalmente à noite, perto do metrô e sob os Viadutos Diário Popular e Antônio Kashima. Freitas passou a buscar a filha na estação de metrô nos últimos meses. “Mulher é alvo fácil.” 

Freitas explicou como têm acontecido as abordagens: “Os usuários de droga chegam com a faca e levam tudo. A minha loja tem pelo menos quatro carteiras de motoristas, porque os ‘noias’ roubam e jogam os documentos aqui na calçada”, disse.

A Prefeitura de São Paulo alega que a obra foi paralisada por recomendação do Tribunal de Contas da União e a Secretaria da Segurança Pública informa que a polícia faz operações na área.

Em nota, gestão Fernando Haddad (PT) afirmou ainda que “a Secretaria de Infraestrutura e Obras (Siurb) e a SPObras prestaram os esclarecimentos e aguardam o posicionamento do tribunal para a retomada dos trabalhos”. 

Questionada sobre a atual previsão de entrega das obras, a Prefeitura não respondeu. O Estado perguntou também se a gestão tem ciência de que o ponto virou um local de consumo de drogas, o que também não foi respondido. Com informações da Agência Estado.

Reportar Erro