Eleições na OAB

OAB rejeita tentativa de proibir Ibaneis de apoiar candidato à presidência da OAB-DF

Advogado e governador eleito Ibaneis lamentou: 'Queriam me calar'

acessibilidade:
Jacques Veloso é candidato à presidência da OAB-DF com o apoio de Ibaneis Rocha, líder da classe em Brasília.

“Queriam me calar!” Assim reagiu o advogado Ibaneis Rocha, governador eleito do Distrito Federal, à tentativa frustrada de seus adversários de impedir que ele apoiasse a candidatura de Jacques Veloso à presidência da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Distrito Federal. A eleição se realiza nesta quina-feira (29).

A tentativa foi do advogado Délio Lins e Silva Jr, que enfrenta a sólida liderança de Ibaneis Rocha entre advogados de Brasília e de vários Estados, após exercer a presidência da OAB-DF por um mandato. A reputação positiva que ele construiu naquele período foi decisiva na conquista de 70% dos votos para o governo do DF, este ano. Hoje, Ibaneis é conselheiro federal licenciado.

Um dos quatro candidatos que disputam a presidência da OAB-DF, Silva Jr alegou que Ibaneis, por ser conselheiro federal, estaria impedido de apoiar explicitamente candidatos à presidência da OAB, mas ele parece ignorar que a restrição não se aplica a conselheiros afastados de suas funções em razão de licença.

Para o presidente da comissão eleitoral nacional da OAB, Delosmar Domingos de Mendonça Júnior, em despacho, “é evidente que a regra somente tem aplicabilidade em se tratando de membro da diretoria que esteja no exercício do cargo, sendo este o pressuposto dos deveres e direitos de sua função, não incidindo, portanto, nos casos de licenciamento”.

Reportar Erro