mais segurança

Número de mortes violentas em 2021 no Brasil é o menor em 14 anos

Os assassinatos alcançam a menor marca da série histórica do Fórum Brasileiro de Segurança Pública

acessibilidade:
Foto: EBC

O Brasil registrou em 2021 o menor número de mortes violentas de toda a série histórica do levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, criado em 2007.

Entre o ano passado e 2020, os homicídios dolosos, os latrocínios e as lesões corporais seguidas de morte apresentaram queda de 7%, o que correspondeu a uma redução de 3 mil mortes em um ano.

Os dados revelam que as três tipologias de crime, que incluem o feminicídio, somaram 41,1 mil ocorrências em 2021. Eles representam as mortes violentas com a intenção no ato, isto é, do tipo dolosas.

Até o momento, o ano menos violento tinha sido 2019, quando foram registradas 41,7 mil mortes. Este número foi 19% menor ao ano anterior, alcançando o melhor cenário da série histórica.

Causas

De acordo com pesquisadores do Fórum de Segurança Pública, algumas situações levaram à melhora no quadro da violência no país. Entre eles, a maior capacidade dos governos para lidar com a criminalidade, seja por meio da influência sobre os criminosos, seja pela viabilização de mais políticas públicas de segurança e fortalecimento social.

Outra causa apontada pelos especialistas, é o apaziguamento entre facções que profissionalizou o tráfico de drogas no território nacional, evitando conflitos fatais.

.

Reportar Erro