Dados da Fecomércio

Número de endividados no DF cresce em julho e atinge o maior índice do ano

Isso significa que 81,2% dos brasilienses estão endividados

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As taxas de juros anuais do cartão de crédito rotativo são variadas, chegando até 790%

O endividamento das famílias brasilienses teve um leve crescimento no  em julho na comparação mensal. De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Fecomércio-DF, o número de famílias com algum tipo de dívida na capital passou de 795.213 em junho para 799.512 em julho deste ano, um acréscimo de 4.299 famílias. Isso significa que 81,2% dos brasilienses estão endividados. Esse é o maior patamar do ano até o momento. Já na comparação anual também houve crescimento. Em julho do ano passado o percentual de endividados era de 76,4%.

O presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia, diz que o número de endividados com contas em atraso também cresceu, passando de 119.717 em junho para 127.062 em julho. “A fraca retomada do mercado de trabalho é o principal motivo para o crescimento do endividamento das famílias”, explica. Ainda segundo ele, a expectativa é que com a aprovação das reformas estruturais os juros comecem a diminuir.

Segundo o estudo, 91,2% dos entrevistados ainda se dizem comprometidos com o cartão de crédito. Sobre o nível de endividamento, 2,9% dos brasilienses estão muito endividados; 12,9% mais ou menos endividados, 65,5% pouco endividados, 18,7% não têm dívidas desse tipo e 0,1 não soube responder. Ainda de acordo com a pesquisa, dentre as famílias endividadas, 31,6% têm condições de pagar suas dívidas integralmente; 63,7% parcialmente; 0,5% não tem capacidade de pagamento e 4,2% não souberam responder.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) orienta os empresários do comércio de bens, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento das famílias, com informações sobre o nível de comprometimento da renda do consumidor.

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