DÉCADAS DE DEDICAÇÃO

Novo reitor defende Uncisal como patrimônio dos alagoanos

Governador empossou reitor Henrique Costa e vice Ilka Soares

acessibilidade:

Com 30 anos dedicados à instituição e a expectativa de garantir a ampliação do acesso e qualificação de alunos oriundos da rede pública na instituição, o professor Henrique de Oliveira Costa tomou posse nesta terça-feira (24) como o novo reitor da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal). A solenidade aconteceu no Auditório Acquatune, no Palácio República dos Palmares, em Maceió, e contou com a participação do governador em exercício Luciano Barbosa (PMDB), de autoridades e integrantes da comunidade acadêmica.

Henrique Costa comandará a Uncisal pelos próximos quatro anos, ao lado da professora Ilka do Amaral Soares. Os dois foram escolhidos por professores, técnicos e estudantes em votação ocorrida no dia 13 de setembro deste ano e nomeados pelo governador Renan Filho no dia 21 de outubro. A cerimônia de posse foi conduzida pelo governador em exercício José Luciano Barbosa da Silva.

Henrique Costa lembrou papel transformador do ensino em sua vidaDurante a solenidade, o novo reitor se disse honrado em ocupar o cargo mais importante da instituição em que se graduou e lembrou sua trajetória de vida. Além dele, quatro irmãos e sua esposa estudaram na antiga Escola de Ciências Médicas de Alagoas (ECMAL), que viria a se transformar em Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas anos após a sua fundação, em 1968.

“O caminho que percorri deixa claro o papel transformador da educação. Meus pais, servidores públicos de nível médio, deixaram o interior em busca de uma melhor qualidade de vida e conseguiram formar os seis filhos, um militar do Exército e cinco deles médicos pela Escola de Ciências Médicas. Me formei por esta instituição e estou há 20 anos como docente, o que é motivo de orgulho”, frisou.

Henrique Costa agradeceu o apoio da comunidade acadêmica e pontuou que “universidade é uma construção coletiva”, que se faz com trabalho em equipe. “Gostaria de agradecer a uma legião de pessoas de bem que nos apoiaram e dizer que nosso grande desafio é gerir diante dos graves problemas econômicos pelo qual passa o país. Mas, a Uncisal não só uma necessidade, mas um patrimônio da sociedade”.

GESTÃO ÉTICA

Vice-reitora Ilka destaca perfil ético da nova gestão da UncisalCom 15 anos de instituição, a professora e vice-reitora Ilka do Amaral Soares defendeu uma gestão ética à frente da Uncisal. No evento que marcou a posse oficial da nova gestão, ela se disse grata à comunidade acadêmica e prometeu uma maior aproximação com servidores e com estudantes, mas sem descuidar da área administrativa.

“Eu sou uma pessoa muito proativa. Gosto de trabalhar e de colocar a mão na massa. Estou me dedicando, agora, à questão do abastecimento. Estou focando nessa parte, mas gosto muito da área da pesquisa, de cuidar e dar apoio aos servidores e dos estudantes, que são a motivação maior da nossa instituição”, explicou a vice-reitora.

Questionada sobre seu maior objetivo ao longo dos próximos quatro anos, Ilka Soares explicou que sonha com uma instituição mais feliz. “O meu maior sonho hoje é que a Uncisal fique feliz, que as pessoas fiquem felizes em ir trabalhar e em ir estudar. Que o respeito e a ética estejam verdadeiramente no nosso dia a dia”, concluiu.

PAPEL SOCIAL

Durante a solenidade, o governador em exercício José Luciano Barbosa da Silva desejou boa sorte aos novos gestores e destacou a importância social que a Uncisal conquistou em Alagoas ao longo de sua história. Barbosa ressaltou, sobretudo, a destinação de vagas nos cursos da instituição para estudantes da rede pública de ensino.

“A igualdade de oportunidades é fundamental para construirmos uma sociedade melhor, porque existe uma dívida histórica imensa do Brasil com a educação. A Uncisal, neste contexto, cumpre um papel fundamental para a transformação da nossa sociedade. Cabe à instituição abrir trincheiras para a sociedade se libertar”, observou.

Após comandar a instituição pelo período de oito anos, a professora Rozangela Wyszomirska desejou boa sorte aos novos gestores e disse ter a sensação de dever cumprido. “Foram anos de muitos desafios. Nós conseguimos avançar em muitas áreas. Mas, infelizmente, não foi possível concretizar algumas coisas. Desejamos que os novos gestores consigam elevar ainda mais o nome da universidade”, pontuou. (Com informações da Ascom da Uncisal)

Reportar Erro