Mais Lidas

5º recorde em 10 dias

Novo recorde: Mundo registra 3,6 milhões de casos de Covid-19 em 1 dia

Dados foram levantados pela plataforma Our World In Data, mantida pela Universidade de Oxford, e mostram quinto recorde em 10 dias

acessibilidade:
Centro de testagem para Covid na cidade de Manchester, Inglaterra. Phil Noble/Reuters

O mundo bateu nesta quarta-feira, 12, mais uma vez, o recorde de infecções diárias da Covid-19. Segundo os dados da plataforma Our World In Data, mantida pela Universidade de Oxford, mais de 3,67 milhões de casos foram registrados em apenas 24 horas. É o 5º recorde diário de novos infectados nos últimos 10 dias.

O recorde foi puxado pelos números dos Estados Unidos, que tiveram quase 900 mil casos, seguidos da Índia, com 442 mil, e da França, que bateu novo recorde com 361 mil infecções. O Brasil é o país com o 9º maior número entre as nações registradas na plataforma, com 87 mil novos casos.

Antes da atual onda, provocada pela variante ômicron do novo coronavírus, o maior número de infectados em 1 dia no mundo era de 905 mil, registrados em 25 de abril de 2021, em meio ao colapso sanitário na Índia causado pela variante delta. O recorde de casos do país era de 414 mil, registrados em 6 de maio de 2021.

Na época, o mundo registrava uma média de 87 mil casos por dia. Hoje, com 59% da população mundial vacinada com ao menos uma dose e mais da metade completamente imunizada, a média diária de novos infectados está em 2,77 milhões

Quanto aos óbitos, a média móvel de óbitos está abaixo da primeira onda da pandemia, em abril de 2020 (quando chegou a um pico de 7,1 mil). A quantidade de mortes por Covid-19 interrompeu uma trajetória de queda — que ocorria desde o começo de dezembro — e passou a subir nos últimos dias. Mas os óbitos não estão crescendo na mesma proporção da explosão no número de infectados.