Investigação

Novas vítimas da máfia da prótese devem prestar depoimento nesta segunda

A PC espera identificar mais envolvidos no esquema criminoso

acessibilidade:

A Polícia Civil do DF vai ouvir mais vítimas da máfia da prótese nesta segunda-feira (5). Elas foram identificadas pela Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Deco) durante a investigação. A Operação Mister Hyde, deflagrada na última quinta-feira (1º), já identificou sete médicos que participavam do esquema criminoso no DF. Outros quatro homens envolvidos no esquema também haviam sido presos.

A investigação espera identificar outros envolvidos na organização criminosa, articulada por médicos e empresários. Segundo a polícia, além dos pacientes, também foram lesados planos de saúde e clínicas.

Investigação

A operação foi deflagrada na quinta-feira (1º). Foram 22 alvos, sendo médicos e empresários do ramo de prótese. Foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão, 12 de prisão (sete temporárias e cinco preventivas) e quatro conduções coercitivas. 

Segundo a investigação, médicos e empresários se juntaram com a finalidade de enriquecer com cirurgias desnecessárias, superfaturamento de equipamentos, troca fraudulenta de próteses e uso de material vencido em pacientes.

Estima-se que cerca de 60 pacientes foram lesados em 2016 somente por uma empresa. De acordo com as investigações, o esquema movimentava milhões de reais em cirurgias, equipamentos e propinas. 

Reportar Erro