Portas abertas

Nonô reforça convite do DEM a prefeito de Maceió e conversa com Rui após o carnaval

Presidente estadual do DEM destaca que ascensão local e nacional do partido favorece Rui Palmeira

acessibilidade:
Prefeito Rui Palmeira com o secretário de Saúde de Maceió, José Thomaz Nonô. Foto: Marco Antônio/Secom Maceió

O presidente estadual do Democratas (DEM) em Alagoas, José Thomaz Nonô, aguarda o término do carnaval para voltar a conversar com o prefeito de Maceió (AL), Rui Palmeira, que desembarcou do PSDB na última sexta-feira (21). Nonô reforçou ontem (23) um velho convite feito ao prefeito, que tenta articular a indicação de um sucessor de seu legado, após a ideia de uma candidatura tucana ser ignorada pelas lideranças locais e nacionais do PSDB.

O ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-vice governador de Alagoas falou com Rui Palmeira por telefone, neste domingo de carnaval, quando o prefeito ainda estava em Brasília (DF).

“Há muito tempo, quando começaram as trepidações no PSDB, eu enfatizei ao Rui: ‘Eu acho difícil tu ficar no PSDB’. Eu quero dizer que o DEM está às suas ordens’. E reiterei quando conversei com ele: ‘O DEM sempre esteve, continuará estando à sua inteira disposição. Agora, se ele vem, quando vem. Isso eu não sei, porque não tenho nenhuma sinalização concreta. Se quiser vir, será extremamente bem recebido”, disse Nonô, ao Diário do Poder.

Nonô destaca que a situação partidária do herdeiro político de Guilherme Palmeira é singular, porque ele não é candidato a nada pelos próximos dois anos. “Ele tanto pode ter a vontade de se filiar agora, como se filiar daqui a um ano. Não altera em praticamente nada a vida dele”, conclui.

Ex-vice-governador pelo partido, Nonô destaca a trajetória de ascensão do DEM no Estado, há mais de 20 anos sob seu comando. E considera importante o momento atual do partido, nacionalmente, tendo como filiados os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, mais três ministros no governo de Jair Bolsonaro.

“Isso aumenta a imagem positiva e a responsabilidade do DEM, cujo presidente nacional, o [ACM] Neto, é o prefeito melhor avaliado do País e é um sujeito com a linhagem dos Magalhães lá da Bahia. É hábil, politicamente. E o partido está em ascensão, no Brasil, em Alagoas e em Maceió”, destacou Nonô.

Rui Palmeira e Renan Filho

O presidente estadual do DEM e secretário de Saúde da capital alagoana disse ter sido surpreendido pelos rumores e jamais comentou sobre a suposta disposição de Rui Palmeira de se aliar ao seu maior adversário político dos últimos anos, o governador Renan Filho (MDB).

“Fui surpreendido com os blogs, rumores, etc. Mas nada muito denso. Jamais procurei o prefeito para conversar nada sobre isso. Até porque não me sinto confortável para fazer essa pergunta. O Rui nunca teve muita identificação com o Renan. Mas eu sempre fui adepto até que eles conversassem. Eu não acho nada demais conversar. O que se precisa saber – e os próximos dias é que vão revelar – qual é a consequência dessa conversa. Sou presidente do DEM. E à frente de todas as coisas políticas está o DEM. Vamos ver como vai ser esse jogo”, disse Nonô, que concentra esforços na formação de uma chapa competitiva proporcional na capital.

Na semana passada o prefeito negou, por meio de sua assessoria, as supostas tratativas com o governador. Mas a ausência de uma declaração pública de Rui sobre o tema segue alimentando os rumores da suposta união que teria objetivo de tentar derrotar o deputado federal João Henrique Caldas, JHC (PSB-AL), candidato preferido do atual presidente estadual do PSDB, o senador Rodrigo Cunha.

Reportar Erro