A fila andou

No DF pessoas com comorbidades serão vacinadas a partir da próxima semana

De acordo com a Secretaria de Saúde, o DF tem 226.812 pessoas com alguma comorbidade

acessibilidade:
Gustavo Rocha, secretário-chefe da Casa Civil do governo do DF, durante coletiva

A partir da próxima semana, começa no Distrito Federal a vacinação contra a Covid-19, de pessoas com comorbidades, conforme anunciou o Chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, em coletiva no Palácio do Buriti.

Rocha explicou que o público será imunizado com as doses da vacina Pfizer, a expectativa é que os imunizantes cheguem em Brasília na próxima segunda-feira (3). A partir desta sexta-feira (30), às 9h, esse público poderá fazer um cadastro on-line no site da Secretaria de Saúde.

A vacinação será feita de forma gradual e dividida por etapas. Primeiramente, entre os dias 4 a 6 de maio, serão imunizadas as pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC); gestantes e mulheres que acabaram de ter bebê, com comorbidades, pessoas com síndrome de Down e pessoas em terapia renal substitutiva. Isso independente da faixa etária.

Na sequência, as imunizações ocorrerão entre os dias 7 e 18 de maio, para as pessoas das faixas etárias de 59 até 55 anos, seguindo a ordem decrescente, ou seja, do mais velho para o mais novo.

O secretário explicou que a segunda fase ainda não foi planejada, mas que abrangerá as pessoas com idades entre 50 até 18 anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o DF tem 364 mil pessoas com alguma comorbidade.

Dessa forma receberão as vacinas as pessoas que possuem: Diabetes melitu; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão Arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e pericardiopatias; Doenças da Aotya, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos cardíacos; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia falciforme; Obesidade mórbida; Síndrome de down e Cirrose hepática.

Vacinação para quem tem 60 e 61 anos começa amanhã

Nessa sexta (30), começa a vacinação de outro público, pessoas com 60 e 61 anos poderão receber a vacina a partir das 8h, nas salas de vacina e pontos de vacinação com atendimento a pedestres. Nos drive-thrus, o serviço será iniciado às 9h.Ao todo, são 54 pontos de vacinação em todo Distrito Federal. (Com informações Agência Brasília)

Reportar Erro