57,2% dos adultos

No Brasil, 90 milhões já estão completamente imunizados contra covid

Ministério da Saúde reforça importância de se tomar as duas doses do imunizante

acessibilidade:
Indígena de Minas Gerais sendo vacinada contra a covid-19. Foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG

São só duas picadas no braço, duas idas rápidas ao posto de vacinação e um grande benefício: a esperança de dias melhores. No caminho certo para vencer a pandemia da covid-19, o Brasil atinge, nesta quinta-feira (30), um marco importante na Campanha de Vacinação. Até o momento, pouco mais de 90 milhões de brasileiros já completaram o esquema vacinal com as duas doses ou dose única dos imunizantes.

O número corresponde a 57,21% da população adulta completamente vacinada. Com o avanço no envio de doses, no reforço da vacinação de grupos prioritários e na vacinação de adolescentes com comorbidades, o Ministério da Saúde reitera a importância de retornar ao posto para completar o esquema vacinal. Dados da Pasta mostram que mais de 17 milhões de pessoas estão com a segunda dose do imunizante atrasada.

“As pessoas precisam entender a importância de se tomar as duas doses. Quem começou o esquema vacinal, precisa retornar e receber a segunda dose. Embora existam relatos de reações com um imunizante ou outro, como uma dor de cabeça leve, esses efeitos são mínimos diante do benefício de se estar completamente vacinado”, contou o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz.

Até o momento, o Governo Federal já distribuiu mais de 294 milhões de doses de vacina Covid-19. Desses, 236,7 milhões foram aplicadas, sendo 146,3 milhões de primeiras doses e 90 milhões de segundas doses ou dose única do imunizante. Com isso, 92,6% da população adulta já tomou a primeira dose da vacina e 57,21% já completaram o esquema vacinal.

O Ministério da Saúde destaca ainda que já iniciou o envio de doses para reforçar a imunidade de pessoas com mais de 60 anos, profissionais de saúde, imunossuprimidos e indígenas. Com o envio de doses para esta nova fase da Campanha de Vacinação, 857,5 mil pessoas já receberam o reforço até o momento. É importante lembrar que esta etapa deve ser feita, preferencialmente, com o imunizante da Pfizer.

Reportar Erro