Brasília 60 Anos

No aeroporto de Brasília, está tudo pronto para as visitas de aniversário

Atualmente, o aeroporto tem condições de operar mais de um voo por minuto

acessibilidade:
Terceiro maior do Brasil, o aeroporto JK registrou movimento de 246 mil passageiros em apenas cinco dias, entre 21 e 26 deste mês.

Terceiro maior do país em número de passageiros transportados, maior hub doméstico  e único da América Latina a operar com duas pistas simultaneamente, o Aeroporto Internacional de Brasília presidente Juscelino Kubitscheck começou a operar antes da fundação da capital, em maio de 1957. As obras de construção foram iniciadas seis meses, em novembro de 1956, com o terminal de passageiros, onde hoje funciona o terminal 2.

Brasília já tinha voo para Nova York em 1957.

Um mês depois, em abril de 1957, o presidente Juscelino pousou pela primeira vez em Brasília, a bordo de uma aeronave Viscount, um turbo hélice de fabricação inglesa. No mesmo dia em que foi celebrada a primeira missa na capital brasileira, na praça do Cruzeiro, foi inaugurado o aeroporto da nova capital brasileira, com o primeiro voo comercial da companhia Pan American para Nova Iorque.

Principal porta de entrada da nova capital, o aeroporto, em seis primeiros meses de funcionamento, operou voos regulares com seis companhias, que fizeram 2.799 desembarques e 2,574 embarques.

Atualmente, o aeroporto pode operar mais de um voo por minuto. No período de 21 a 26 de fevereiro deste ano, passaram pelo terminal cerca de 246 mil pessoas, destas, a maioria foliões. No ano passado, o Aeroporto de Brasília foi eleito o melhor terminal da categoria “Grande aeroporto” numa pesquisa trimestral realizada entre os meses de Outubro e Dezembro pelo Ministério da Infraestrutura.

Com novos painéis informativos, que ganharam as carinhas divertidas e conhecidas dos e-mojis, facilitando a comunicação com os passageiros, o terminal se prepara para receber milhares de pessoas no feriado de 21 de abril, quando se comemora 60 anos da capital brasileira.

A reforma pós-privatização tornou o aeroporto de Brasília maior, mais moderno e confortável.

Reportar Erro