Cultura e turismo

Natal dos Folguedos emociona maceioenses e turistas na capital alagoana

Abertura de evento reuniu mais de 3 mil participantes de 101 grupos da Cultura Popular de Maceió

acessibilidade:

A capital alagoana entrou no clima natalino no fim de tarde deste domingo (24), com a abertura da 3ª edição do Natal dos Folguedos, que emocionou quem estava na orla marítima de Maceió e assistiu a apresentações de mais de 3 mil participantes de 101 grupos da Cultura Popular. O desfile em cortejo partiu da Praça Gogó da Ema até a Praça Multieventos e finalizou com o acendimento das luzes de Natal, coroando o início das celebrações natalinas.

Uma mistura de som, cor e movimento tomou conta do trajeto. A alegria de quem fazia acontecer o cortejo somada ao amor pela cultura local contagiou quem viu as manifestações pela primeira vez. Foi o caso de Graciela Siqueira, de Brasília, que gravou cada momento no celular.

“É muito diversificado e estou encantada com tudo isso aqui, porque nunca tinha visto, aliás, eu nem conhecida Maceió. Já postei em todas as redes sociais”, disse a servidora pública. “Quero aproveitar a cidade ao máximo, recomendarei para todo mundo e voltarei outras vezes com certeza”, garantiu.

Os maceioenses e turistas acompanharam como puderam. Sentados em bancos ou em pé para ver os detalhes. Até meio-fio serviu de assento para as famílias. O importante mesmo era estar à vontade para vivenciar um espetáculo da cultura maceioense e alagoana. Não poderia faltar o celular em mãos e os olhos atentos a cada cor diferente na multidão para guardar e eternizar o ‘rosto’ dos folguedos alagoanos.

Outra que ficou emocionada foi Teresinha de Jesus, moradora do bairro do Farol. A aposentada lembra que mais que um resgate cultural, o ato vivenciou a própria cultura: “É um momento muito especial e emocionante o resgate da cultura daqui em Alagoas. Sou alagoana de coração e vejo isso com grande admiração e prazer”.

Natal de Folguedos reuniu multidão na Praça Multieventos na orla da Pajuçara. Foto: Átila Vieira/Secom Maceió

A alegria estava estampada no rosto de quem estava no meio do cortejo. Rose Mendonça é uma das fundadoras do Maracatu Baque Alagoano e comemorou a participação. “A gente vem trabalhando há 12 anos , tentando resgatar o maracatu no estado, e participar de um momento especial e festivo é uma honra. O evento só fortalece a cultura popular e os inúmeros folguedos”, destacou Rose.

O Natal dos Folguedos é promovido pela Prefeitura de Maceió por meio da Secretaria Municipal de Turismo Esporte e Lazer (Semtel) e da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), que lançou o edital de credenciamento destinado à programação cultural e selecionou grupos da Cultura Popular, corais, bandas e artistas solo alagoanos, que vão animar também aos fins de semana até 22 de dezembro.

“Foi emocionante ver gente de toda idade, que carrega as tradições dos nossos folguedos, mostrando a força da cultura que temos. Nós temos tanta coisa bonita na nossa cultura e estamos mostrando ao alagoano e turista, que ficam encantados. E também tivemos o acendimento das luzes de Natal, a gente antecipou neste ano porque a iluminação é um produto turístico e quanto antes a alta temporada começar é melhor, porque significa mais emprego e renda para o maceioense”, disse o prefeito Rui Palmeira (PSDB).

Cultura popular e luzes natalinas

O cortejo passou pela orla com vários tipos de manifestações culturais: Pastoril, Guerreiro, banda de pífano, quadrilha junina e até um forró pé de serra animou quem estava por perto. E foi encerrado com a chegada do carro alegórico de Nossa Senhora dos Prazeres, interpretada pela atriz alagoana Waneska Pimentel.

“Contratamos 101 grupos distintos que fizeram um show de cor, imagem, luz, som das nossas tradições populares e encheram a avenida. Fico muito orgulhoso disso, porque é um momento importante em que a gente se enfeita das nossas tradições para abrir o verão e receber da melhor maneira possível quem vem de fora e encantar o mundo com as nossas cores”, destacou o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Vinícius Palmeira.

 

Iluminação natalina visa aumentar concentração de visitantes na capital alagoana. Foto: Neno Canuto/Secom Maceió

Foi com uma contagem regressiva que as luzes da orla anunciaram oficialmente a chegada do clima natalino. Além disso, o público prestigiou as apresentações dos cantores Mácleim e Irina Costa e do Coretfal.

O superintendente municipal de Iluminação Pública, Tácio Melo, ressaltou que, pela primeira vez, a orla, desde o coreto de Jaraguá até Jacarecica, está totalmente iluminada com o tema de Natal. Além do jardim iluminado na Multieventos, da Vila de Papai Noel na Praça Gogó da Ema, da árvore de Natal no Vera Arruda, e do Centro da cidade.

“Vale a pena o maceioense trazer a família para um passeio na orla e desfrutar da iluminação de Natal. Esse foi um dia de alegria ver a nossa cultura ser mostrada aos que nos visitam e ao cidadão maceioense, que muito gosta do folclore. E para somar, esse ano temos uma iluminação diferente, com a novidade do túnel próximo à Praça do Gogó da Ema”, falou o vice-prefeito Marcelo Palmeira (PP).

“A Prefeitura inova mais uma vez neste evento, que foi genuinamente criado por essa gestão e é um mix de um novo produto turístico que valoriza e enaltece a nossa cultura através das manifestações folclóricas e todos folguedos”,  falou

Jair Galvão, secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), avalia que, além de promover a cultura, o evento estabelece um marco do início da alta temporada turística de Maceió e se consagra com um período mais prolongado, antecipando a temporada turística para novembro para alegria dos maceioenses e dos turistas que já lotam a capital e que vão deixar a cidade com experiência autêntica de gastronomia, cultura e música.

O Natal dos Folguedos é uma realização da Prefeitura de Maceió com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Alagoas (Abrasel-AL), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), Maceió Convention & Visitors Bureau (MC&VB), Sebrae/AL e Coca-Cola.

Até o dia 22 de dezembro, várias atrações passarão pelo palco da Multieventos e o público contará com a vila gastronômica para degustação dos sabores alagoanos. (Com informações da Secom Maceió)

Reportar Erro