Garantia de moradia

Mutirão para escrituras, população próxima da regularização

Programa de habitação continua até o fim do mês

acessibilidade:

gdf

Depois de passar pelo Guará, o Mutirão das Escrituras, do programa Regularizou, é Seu!, contemplou moradores da Candangolândia nessa quinta-feira (14). Foram entregues 36 documentos definitivos de propriedade dos imóveis pela Secretaria de Habitação, Regularização e Desenvolvimento Urbano (Sedhab) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab).

Os beneficiários, que moram nas quadras QR1-A e QRO-A, receberam os papéis no Salão Comunitário da Candangolândia. Um convênio firmado entre o GDF e a associação dos cartórios reduziu o preço das certidões cartoriais. Normalmente elas custam cerca de R$ 1,2 mil e agora estão saindo por menos de R$ 200.

Morador da QR1-A há 11 anos, Henrique Pereira Batista, 45 anos, comemorou. “Agora tenho a garantia de que a casa é minha!”

O presidente da Codhab, Rafael Oliveira, falou da importância dessa conquista. “Tenho certeza de que com essa escritura em mãos os moradores poderão ter a garantia de um futuro seguro”.

MAIS ESCRITURAS NA CIDADE ? Na ocasião, também foram entregues 43 escrituras para as famílias que possuem casas construídas pelo governo local nas décadas de 1960, 1970 e 1980, mas que ainda não têm o documento definitivo do imóvel.

Essas casas foram entregues em várias cidades do DF. Além da Candangolândia, foram contempladas as cidades de Sobradinho, Gama, Guará, Núcleo Bandeirante, Planaltina e Recanto das Emas, entre outras.

As casas foram construídas por meio da extinta Sociedade de Habitação e Interesse Social (SHIS), com recursos próprios e convênios com o antigo Banco Nacional de Habitação (BNH) e Caixa Econômica Federal.

Os imóveis fazem parte da Política de Habitação de Interesse Social do Distrito Federal e, dessa forma, estão contemplados com a isenção do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), ignorando os 2% sobre o valor do imóvel que seriam cobrados do beneficiário.

A ação continua até o fim do mês. A próxima cidade a ser contemplada é a Vila Planalto. A atividade ocorre na próxima terça-feira (19), às 18h30.(Agência Brasília)

Reportar Erro