Fechado há dez anos

Museu de Arte de Brasília tem reforma autorizada pelo GDF

Abandonado, espaço de arte está fechado há mais de dez anos

acessibilidade:

Brasília está mais perto de recuperar um importante espaço cultural. A reforma do Museu de Arte de Brasília (MAB) foi autorizado pelo GDF nesta terça (24). O espaço estava fechado há dez anos por recomendação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

“Esta obra tem caráter simbólico grande para a nossa cidade, pois o MAB está fechado há dez anos e tem um acervo precioso de arte contemporânea”, disse o governador Rodrigo Rollemberg durante visita ao local.

O MAB terá um acervo permanente e receberá outras exposições que circulam pelo país, beneficiando não só os brasiliense como quem está de passagem pela capital. A previsão é de que o museu, que faz parte do programa de recuperação de espaços culturais do GDF, fique pronto em novembro de 2018.

Serão investidos R$ 7 milhões na revitalizarão do espaço. Os recursos são de financiamento do Banco do Brasil e da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap). A empresa ganhadora da licitação para realizar a obra é a Engemil. 

O edifício vai passar por adequações à norma de acessibilidade, colocação de placas fotovoltaicas para geração de energia e climatização dos locais de exposição. Ainda estão previstas a construção de um laboratório para restauração, sala de triagem de obras e um local de quarentena caso alguma peça necessite.

Museu de Arte de Brasília

O edifício do MAB foi construído em 1960, pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), para abrigar o Clube das Forças Armadas. Apenas em 1985, a construção passou a funcionar como um museu, por iniciativa da então Secretaria de Educação e Cultura.

Uma vistoria da Terracap apontou, em 1992, que o local não tinha condições para abrigar obras de arte. Mas só em 2007, o museu foi fechado por determinação do MPDFT. 

O acervo do MAB é formado por obras das artes modernas e contemporâneas de 1950 a 2001, caracterizadas pela diversidade de técnicas e materiais, com pinturas, gravuras, desenhos, fotografias, esculturas, objetos e instalações.

Reportar Erro